Diversos recursos ligados à identidade visual comunicam e posicionam uma marca no mercado

Mais do que um desenho bem feito ou a escolha de cores harmônicas, a identidade visual de uma marca determina a maneira como seu público irá se relacionar com ela. O logotipo e os recursos gráficos empregados representam um conjunto de símbolos e valores que se adequam ao seu modo de interagir com os clientes e de expressar seus valores e objetivos.

Dados da pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute revelam que 51% dos profissionais de marketing concebem e encaram a criação de elementos visuais como prioridade máxima em seus trabalhos. Isso porque ela deve ser considerada como o “cartão de visitas” da empresa, ou seja, a ferramenta do primeiro contato que muitas pessoas terão com a marca e, consequentemente, a responsável pelo impacto da primeira impressão.

“Atualmente, um dos maiores desafios do marketing é em relação ao branding , que representa a estruturação e a exposição da identidade da marca. A identidade visual é o primeiro elemento a ser exposto, sendo essencial para captar a atenção dos públicos e proporcionar sua identificação”, explica Gilnei Silva, designer gráfico e responsável pela construção de identidades visuais do Estúdio Gilnei Silva (www.gilneisilva.com).

Para o empresário, valores e posicionamentos se expressam de diversas formas, sendo fundamental encontrar padrões de cores, desenhos e modelos que se alinhem aos gostos de seus clientes. “A identidade visual deve ser a primeira pista sobre tudo o que a empresa é; não significa que ela traz tudo o que precisa ser dito, mas sim sinaliza para o fato de que existe uma identidade vasta e complexa atrelada à empresa. Podemos ver essa importância em diversos cases.”, aponta.

Case Google

O buscador mais conhecido da internet é também famoso no mundo gráfico pelo sucesso de sua identidade visual. O modelo inicial continha os mesmos padrões de cores que são observados hoje em dia, mas as fontes mais tradicionais e o caráter mais estático levaram a empresa a mudar em 2015, pela primeira vez, o seu logotipo.

A gigante da informática justificou a mudança pela necessidade de se adequar aos padrões de mídias móveis, como celulares e tablets, em vez das tradicionais telas de notebooks e computadores desktop. A renovação agradou ao público pela simplicidade e pela evolução que não deixou de lado a aparência inicial do logo e do site.

Case Lola Cosmetics

A Lola Cosmetics é uma das marcas da atualidade que mais demonstra o sucesso do posicionamento da marca e construção de uma identidade. Com a premissa de representatividade e de inovação em relação ao segmento de beleza, a empresa surgiu com produtos com nomes ousados e trocadilhos populares, valorizando a individualidade e a diversidade feminina com seus itens.

Tons chamativos nas embalagens e muita personalidade são pontos fortes da identidade visual da empresa. Outro destaque importante é a quantidade de ilustrações, que mostram mulheres diferentes entre si e sempre em ruptura com os padrões tradicionais de exibição em produtos de beleza, o que permite a identificação de grande parte das mulheres com produtos específicos, senão com a marca de modo geral.

Case Starbucks

Conhecida por seu público hipster e urbano, a rede de cafés Starbucks popularizou-se ao redor do mundo com seu logotipo de tom marrom e semelhante à própria cor do café. Quando já era uma velha conhecida do segmento alimentício, a necessidade de expansão e renovação a levou a uma reformulação da identidade visual, trocando o marrom pelo verde e simplificando os elementos gráficos do logotipo.

Além disso, a expansão ocorreu de modo completo quando se pensa na aplicação da identidade a diversos novos produtos – canecas, produtos para café, camisetas e diversos outros itens passaram a ser vendidos, colocando-se em proximidade a diversos públicos de modo a se tornar não só uma marca, mas uma característica de identidade entre os amantes da bebida.

Saiba mais

Com 20 anos de atuação no mercado, Gilnei Silva é um design gráfico com foco em branding, criação ou renovação de identidade visual e posicionamento de marca. Considerando imersão, análise, concepção e modelagem como as quatro etapas essenciais do processo do design, seu estúdio desenvolve projetos e soluções a empresas de todos os portes. Saiba mais no site: www.gilneisilva.com.