Muita gente prefere não saber do que salsichas são feitas. Outras, nem se interessam por um prato tão comum e popular.
Justamente por isso, o novo projeto do Estúdio Gilnei Silva, em parceria com Felipe Schmitt-Fleischer Estratégia de Marcas, surpreende muito. Estamos falando da J. Cook. Um restaurante casual que traz uma nova percepção sobre as salsichas. Sim, salsichas.
O projeto passou pela definição de ideal de marca, propósito, identidade conceitual, posicionamento, manifesto e manchete de marca. Tudo assinado pelo estrategista de marcas Felipe Schmitt-Fleischer. Neste trabalho, o branding trouxe como ingrediente principal a ideia de mostrar algo tão rotineiro quanto as salsichas de uma forma muito nova. Um desafio com sabor especial, que foi respondido começando pelo ideal de marca criado. Buscou-se despertar o interesse das pessoas, com um convite para novas experiências. A identidade fala em ser surpreendente, com entusiasmo e jeito cosmopolita, além de enfatizar o aspecto delicioso de um produto hand made, feito com paixão e cuidado especial.
Mas porque J. Cook? O nome, como deve ser, está intimamente ligado ao branding. Para uma marca que fala em descoberta e surpresa, nos inspiramos em uma figura real, cujo principal ofício foi o mesmo do arquétipo definido para a marca: um explorador.
James Cook mereceu este título, colocando no mapa várias ilhas espalhadas pelo mundo. Também mereceu seu sobrenome, que significa “cozinhar” em inglês. Afinal, além de ir onde ninguém esteve, pensava na alimentação de sua tripulação, buscando sempre qualidade e saúde. Por tudo isso, uma salsicharia chamada J. Cook faz todo sentido, à medida que se criou um lugar onde se vivem viagens a novos sabores e sensações, fazendo a visita de cada cliente uma jornada de descobertas sensoriais, em mares nunca navegados na gastronomia. O gosto de inovação também está no clima da J. Cook, jovem e prático.
O projeto cresce ainda mais com a criação de logotipo e identidade visual. Criou-se um logotipo leve, ligado à comida de qualidade, feita a mão e que salienta, acima de tudo, o conceito de marca deliciosa. A identidade visual se completa com a criação de selos, patterns e uma paleta de cores quentes.