Cervejaria Factory Beer

Factory Beer buscou a leveza do branding para descomplicar o segmento.

Factory Beer buscou a leveza do branding para descomplicar o segmento.
A Factory Beer nasceu na noite. Uma microcervejaria pioneira entre as artesanais, que foi ponto de encontro de gerações. De casa noturna, passou a uma marca consolidada no segmento, que precisava revitalizar-se no mercado. Era a vez do estrategista de marcas Felipe Fleischer e o Estúdio Gilnei Silva.


Tudo começa com o propósito da marca.

Qual o principal benefício ao nosso público? Esta é uma das perguntas que ajudam a revelar o propósito da marca. A Factory identificou que beber boa cerveja não precisava ser uma jornada hermética e desconfortável. Assim buscou a exploração de novos horizontes; devolver a facilidade e a leveza ao consumidor de cervejas artesanais.

Personalidade para dar saliência à marca.

Tanto o arquétipo quanto a identidade conceitual da Factory trouxeram esse lado amistoso, aberto a ajudar os consumidores. Nosso arquétipo: o Prestativo – que estende a mão e se propõe a facilitar as coisas. Na identidade conceitual, os pilares centrais são a descomplicação, a leveza e a acessibilidade. Daí nasceu a identidade visual e um posicionamento da marca claro e forte.

Manifesto da marca Factory Beer

Os terraplanistas que nos perdoem; o certo é que a Terra não é plana, mas anda muito chata. Esta onda de complicações cresceu, ganhou gás e virou cerveja. Hoje, nos afogamos entre infinitas marcas, denominações, categorias e parâmetros. Escolher uma bebida pode te dar dor de cabeça, até mesmo antes de beber demais.

O duro é quando, mesmo em meio a uma multidão de rótulos, você se sente sozinho. Pior do que estar perdido, só mesmo quem se acha demais. Ser contaminado e virar um cervechato, mais preocupado em combinar a cerveja com a comida do que combinar encontros com os amigos. Você pode lembrar que existem cervejas populares, simples. Só que também são simplesmente esquecíveis.

É tempo de sair deste mundo duro para um líquido e certo; o mundo da Factory Beer. Nasci das noites regadas por boa bebida e a alegria das festas. Sou artesanal, mas tão simples de gostar quanto um bom gole. Afinal, quem muito explica, não curte.

Cerveja tem que ser assim. Algo que não te faz se perder em rótulos, mas sim, se achar no conteúdo. Um puro prazer, como bater papo e saborear o bom da vida. A Factory Beer é feita para ser entendida e apreciada usando apenas um copo. Ou nem isso. Afinal de contas, o que mais importa são as pessoas. Nós só acrescentamos ainda mais sabor e qualidade real aos melhores momentos.

Aprecie quando quiser.

Aprecie do jeito que quiser.

Factory Beer. Aprecie com descomplicação.

Resgatando a história da Factory Beer.

A estratégia criativa foi trazer a simbologia da cevada, do lúpulo e da lua; referências visuais que evocam o universo da Factory, sua história no mercado e a ligação sentimental com os frequentadores da antiga casa noturna que iniciou a marca. A cor é o dourado, símbolo da felicidade, sentimento que mais aparece nas situações de encontros descontraídos entre amigos. Para completar, a fonte escolhida tem características contemporâneas, levemente ousada, simpática e amigável. A soma destas ideias gerou uma marca capaz de carregar toda a força do branding, resultando em um trabalho que será um grande aliado no crescimento da Factory Beer.

História da boate Factory Beer
Logo Factory Beer
Criação de logotipo para cervejaria
Criação de logotipo para cerveja artesanal
Criação de logotipo para cervejaria
Criação de logotipo para Factory Beer
Identidade visual para Factory Beer
Identidade visual para Factory Beer
Design de embalagens para Factory Beer
Design de embalagens para Factory Beer
Evolução da marca Factory Beer
Equipe de especialistas envolvidos no projeto:

Estrategista de marca
FelipeSchmitt-Fleischer

Redação
Cícero de Cesero

Design
Gilnei Silva – Logotipo e Identidade visual
Studio Bah – Embalagens

Refinamento Tipográfico
Fabio Haag Type