Artigo “Do logotipo à tipografia” publicado originalmente na InfoMoney

A concorrência entre as empresas para conquistar seu público consumidor é quase sempre muito acirrada. A alta diversidade de produtos aliada à demanda por serviços personalizados tornou o público mais exigente e, por consequência, mais difícil de ser conquistado. Diante dessa realidade, qualquer elemento que possa agregar valor a uma marca deve ser minuciosamente levado em consideração.

A identidade visual é um desses fatores. É por isso que 37% dos profissionais de marketing, segundo o Social Media Examiner, consideram seu empenho ao tratar de marketing visual a característica mais importante para os seus negócios.

Construída a partir de um conjunto de elementos, como logotipo, cores e tipografia, a identidade visual determina a maneira como uma marca é vista pelo seu público. E dentre esses elementos, a tipografia, em especial, denota um cuidado específico com a personalidade que uma marca pode ter.

O que é tipografia?

Por definição, a tipografia se refere à arte ou ao processo de configurar e organizar as letras em uma determinada publicação, em uma referência à maneira como os primeiros jornais eram impressos. Atualmente, o conceito é mais amplo e se refere aos conjuntos de fontes e à combinação entre eles em um determinado material, seja ele uma publicação impressa, virtual, ou mesmo a embalagem de um produto.

Algumas marcas trabalharam tão bem o seu conteúdo tipográfico e, por extensão, sua identidade visual, que se tornaram referências quando se fala em tipografia. A Coca-Cola, por exemplo, utiliza uma fonte tão característica em seu logotipo que, mesmo que ela seja utilizada para escrever qualquer outra palavra que nada tenha a ver com refrigerantes, a identificação com a marca é imediata e se dá, inclusive, em um nível subconsciente.

A tipografia utilizada pelos famosos estúdios Walt Disney é outro exemplo extremamente bem-sucedido de como uma fonte meticulosamente desenvolvida para compor uma identidade visual pode ser eficaz no processo de identificação com o público.

“Ninguém compra um determinado produto apenas porque as letras presentes no rótulo são esteticamente bonitas. Mas a tipografia e a identidade visual como um todo são capazes de influenciar na construção de significados sobre uma determinada marca. É um processo semiótico”, explica Gilnei Silva, designer com vasta experiência profissional em desenvolvimento de identidades visuais corporativas.

Atribuindo personalidade

O uso planejado da tipografia, portanto, além de ser uma parte fundamental do trabalho de um designer, é uma das características que, de maneira mais notável, irá colaborar para atribuir estilo e personalidade à identidade visual de uma marca.

Quase tão variáveis quanto às opções de fontes disponíveis no mercado atualmente, as mensagens transmitidas através da tipografia precisam estar de acordo com a visão que uma marca tem de si mesma e, principalmente, de acordo com a imagem que essa marca tem a intenção de projetar para o seu público.

 

Logotipo e Tipografia

Cada um tem uma personalidade: As concorrentes Mercedes Benz e Audi passam mensagens diferentes em suas tipografias, a primeira transmite classe, elegância, tradição e a segunda contemporaneidade e tecnologia.

 

Na construção de sua identidade visual, uma marca pode utilizar fontes já existentes ou então encomendar a criação de algo que seja completamente original. Quando o intuito é transmitir sobriedade e elegância, por exemplo, o ideal é utilizar uma fonte mais clássica, que remeta às tradições. Se o público-alvo da marca é mais jovem, entretanto, uma fonte mais moderna pode abrir as portas para um diálogo mais aberto. Se a ideia é mostrar delicadeza, por exemplo, uma fonte que simule a letra cursiva tende a transmitir a mensagem mais correta.

“A tipografia e seus diferentes usos e aplicações são alvos de estudos há séculos e sua importância é de fato reconhecida pelos profissionais que, de alguma forma, trabalham com o uso da imagem. Os estilos são bastante variados, mas sempre vale a pena dedicar um pouco mais de cautela na escolha da tipografia”, conclui Silva.

Conheça o Estúdio Gilnei Silva

O Estúdio Gilnei Silva atua há 20 anos no mercado de design corporativo, com foco no desenvolvimento e aprimoramento da identidade visual de empresas de todos os portes. Comandado pelo designer que dá nome à agência, por meio de parcerias com outros profissionais para o atendimento de cada demanda, o Estúdio Gilnei Silva tem por objetivo a prestação de um serviço único e personalizado a cada um de seus clientes. Para mais informações, acesse www.gilneisilva.com.

Website: http://www.gilneisilva.com