Zimmer, um dos principais e mais antigos frigoríficos do Rio Grande do Sul investe em nova unidade de desossa com tecnologia ATM para carne bovina que vai gerar cerca de 50 novos postos de trabalho
Um dos frigoríficos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, o Frigorífico Zimmer, de Parobé, completa 50 anos com repaginação da marca e adoção de estratégias para se diferenciar no mercado de carne bovina embalada premium. A partir de 2022, a empresa passa a focar em produtos embalados de alta qualidade e distribuição em canais selecionados. O Zimmer passou por um extenso trabalho de branding e novo posicionamento executado por Felipe Schmitt-Fleischer Estratégia de Marcas e repaginação da identidade visual da marca pelo Estúdio Gilnei Silva, com o propósito de consolidar as bases e sustentar os projetos de expansão do frigorífico para 2022 e os próximos anos.
Novas embalagens do Frigorífico Zimmer criadas pelo estúdio Gilnei Silva.
Em fevereiro, o frigorífico pretende inaugurar uma nova unidade de desossa para um novo produto que utiliza a tecnologia ATM (atmosfera modificada). A nova unidade irá ampliar a planta fabril atual de 9,8 mil m² em mais 180 m² e gerar em torno de 50 novos postos de trabalho diretos, que se somam aos 420 profissionais do Zimmer. Serão disponibilizados ao mercado inicialmente 18 itens com a tecnologia ATM, entre cortes menores, porcionados e fracionados, que deverão abastecer grandes redes do varejo de alimentação e açougues selecionados. A expectativa é que a unidade de ATM gere um faturamento mensal de aproximadamente R$ 7 milhões, o que irá impactar em um crescimento de 10% a 15% no faturamento do frigorífico. A partir de fevereiro, a produção do Zimmer deve chegar a 10 toneladas/dia.
“Também temos entre as estratégias de crescimento aumentar entre 15% a 20% o número de clientes e de pontos de vendas, além de qualificar esses canais. Para isso, estamos readequando e preparando uma nova equipe de representantes para atuar em diversas regiões”, afirma o diretor executivo André Zimmer.
Entre as estratégias para o reposicionamento da marca está a adoção do slogan “Cortes que nos unem”, identificado no verdadeiro propósito da empresa que é propiciar momentos saudáveis ao redor da carne e celebrar a união em torno da mesa. Até anos atrás, alguns segmentos ainda não tinham marcas e carne era um deles. Recentemente, esse mercado se tornou competitivo, com raças, genética, novos cortes, terminações e preparos. Nesse novo cenário, as marcas passaram a ocupar a mente dos consumidores e o Zimmer, ainda que com tradição de cinco décadas na mesa dos gaúchos e de clientes de outros estados e países, precisava se reposicionar nesse mercado. “Já vínhamos fazendo um movimento para posicionar a marca numa linha mais premium. Mas, com os 50 anos da empresa e o aumento da competitividade e das exigências dos consumidores, foi necessário acelerar esse processo e mostrar ao mercado realmente quem somos”, destaca Zimmer.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Frigorífico Zimmer
Peças: Branding, manchete, manifesto, marca e identidade visual
Branding: Felipe Schmitt-Fleischer Estratégia de Marcas
Design: Estúdio Gilnei Silva
Direção Criativa: Gilnei Silva
Ilustração: Joel Nunes
Redação: Cícero de Cesero
Concepção Visual: Gilnei Silva
Exploração Tipográfica: Fabio Haag Type
Fotos: Niko Pacheco
Aprovação no Cliente: Ladislau Böes, Augusto Antoniazzi, André Zimmer e Michele Zimmer
No Comments